Parceiro da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) na realização da 4ª Expedição da Cidadania, realizada de 16 a 27 de novembro na Bahia e Pernambuco, o Exército Brasileiro tem prestado importantes serviços à comunidade carente durante o percurso da caravana. Além de fornecer a segurança, junto com a Marinha, e a alimentação dos participantes da expedição, a instituição realizou consultas médicas e odontológicas e distribuiu remédios aos ribeirinhos.
O segundo-tenente Roberto Meireles, médico responsável pelos atendimentos, admitiu que sair do consultório e buscar o paciente na sua comunidade o ajudou a entender e sentir na pele as dificuldades enfrentadas pela população carente. “Teve um dia no qual o pai chegou para a consulta preocupado, pois não teria como adquirir o remédio para o filho. Ele, que tinha um sério problema na coluna, com fortes dores, disse que teria que escolher entre sofrer com o incômodo ou adquirir o medicamento da criança. Isso me marcou bastante no período da expedição”, lembra.
Com uma média diária de 45 a 60 consultas por dia, dependendo do tamanho do povoado, a maioria dos casos atendidos se resumia a doenças. comuns na sociedade, como hipertensão, diabetes, asma, bronquite, osteoporose, anemia, e parasitas intestinais. Além do tratamento, o segundo-tenente trabalhou bastante o conceito de prevenção e aconselhamento aos seus pacientes, realizando um trabalho complementar ao que é feito pelos médicos das comunidades que possuem postos de saúde da família.
O agricultor José Mariano Gomes, de 69 anos, foi um dos vários pacientes atendidos. Com as mãos carregadas de caixas de remédios de controle da diabetes, ele elogiou o atendimento recebido pela Expedição da Cidadania. “Rapaz, fui muito bem atendido. Mostrei qual eu tomava, o doutor analisou meu caso e me indicou esse. Enquanto estiver vivo, vou agradecendo a Deus e seguindo as orientações dos médicos, tomando o remédio direitinho”, relatou.