Além do atendimento realizado no Centro Paroquial da Ilha Grande de Santa Isabel, a 5ª Expedição da Cidadania também visitou os vilarejos ribeirinhos da Pedra do Sal e de Canárias para informar a população local sobre a importância dos serviços prestados pela iniciativa.
No dia 20, o coordenador da 5ª Expedição, o juiz federal José Gutemberg de Barros Filho, visitou o povoado da Pedra do Sal, no município de Parnaíba. No encontro, apresentou os serviços prestados e convidou os moradores a visitarem o centro paroquial para sanarem dúvidas sobre a justiça, INSS e para emitirem documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF.
No dia seguinte, a Expedição embarcou no flexboat da Marinha do Brasil e rumou para a comunidade das Canárias, no município maranhense de Araioses, localizado às margens Delta do Parnaíba.
La, foram ouvidas as principais demandas da população, basicamente de pescadores, desde questões previdenciárias até dificuldades cotidianas. O coordenador da Expedição explicou os motivos da visita, e deixou o convite para que a população local participasse desta e da próxima etapa do projeto.
O presidente da associação dos moradores Juvenal de carvalho Gaspar comentou que a comunidade das Canárias, com aproximadamente 500 famílias, é muito carente, com urgências de atendimentos básicos. “Muita gente ainda estranha o fato de chegar diante de um juiz federal. Ainda existe um medo, desconhecimento. Por isso foi bom esclarecer isso”, comentou.
Enquanto isso, no Centro Paroquial da Ilha Grande de Santa Isabel, os atendimentos realizados pela 1ª etapa da Expedição da Cidadania continuam até sexta-feira (23). Lá o cidadão terá acesso direto ao Juizado Especial Federal e poderá emitir CPF, carteira de trabalho, e carteira de identidade, além de contar com os serviços do INSS e da Defensoria Pública.